10º - 03/2023

2023 – CAMINHO DA PRECE - X

 

Os dias que os homens passam no Caminho são aqueles em que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam de teias de aranha e o sangue corre com mais força pelas veias. Quando os cinco sentidos cobram vitalidade e o homem completo se torna mais sensível, e então já pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estavam ao alcance dos mais ousados.” (Reinhold Messner)

 

Após um longo e difícil interregno em que aproveitei para colocar minha saúde em dia, pude, finalmente, retornar às trilhas, e o fiz percorrendo o Caminho da Prece, um roteiro que oferece paisagens exuberantes e para onde eu não viajava há mais de 3 anos.

Foram três dias de muito suor, mas, também, de gratificante alegria, pois pude rever as queridas cidades de Jacutinga, Inconfidentes e Borda da Mata, bem como reencontrar velhos amigos peregrinos, companheiros inseparáveis de minhas aventuras.


Nesse sentido, também, foi muito interessante e jubiloso descobrir que ainda me emociono com as coisas simples as quais tive contato ao longo do Caminho, como: A lua cheia brilhando num céu estrelado no fim da madrugada; o voo dos pássaros ao amanhecer em busca do alimento matinal; vacas ruminando pacientemente enquanto esperam a hora da ordenha; bezerros mugindo de fome no curral, aguardando a hora de mamar; galos cantando, anunciando a nova aurora; flores recém-desabrochadas, saudando a minha passagem; borboletas levitando ao meu redor, como a desejar boa sorte; montanhas altaneiras, elevando-se no fim de uma planície; o cumprimento de um estranho, desejando-me bom dia e, depois,  “boa viagem”; e, dentre outras mais, orar defronte às inúmeras grutas e capelinhas, edificadas à beira da estrada, onde a a imagem de Nossa Senhora Aparecida sempre aguarda a passagem do peregrino, abençoando-o.


Por derradeiro, um agradecimento especial ao querido Polly, fundador desse Caminho, que me acolheu em sua residência com extrema fidalguia, bem como prestou inestimável auxílio em meu deslocamento pelas “Gerais”.


Algumas fotos de minha “viagem” pelas serras mineiras.

Com o amigo Polly, na "Casa do Peregrino".

1º Cruzeiro  do Caminho da Prece, pausa para descanso.

Capela de Nossa Senhora Aparecida, bairro rural Ouro Fino.

Monumento ao Peregrino, em Inconfidentes/MG.

Com Maurão e Eraldo, em Inconfidentes/MG.

Paisagens mineiras...

No Caminho.. sempre em movimento!

Paisagens mineiras...

Igreja Matriz de Borda da Mata, marco zero do Caminho da Prece

Meu 10º Diploma do Caminho da Prece

CAMINHO DA PRECE: UM CONVITE AO VERBO PEREGRINAR!

 

Se você deseja viajar para viver uma experiência diferente, explorar a sua fé e ter um contato maior com o seu “eu” interior, saber o que é peregrinação é fundamental. 

Afinal, ela é praticada desde os tempos mais remotos, em quase todas as culturas e religiões do mundo, qual seja, é o ato de realizar uma jornada individual ou em um grupo de pessoas até um destino considerado sagrado — seja ele uma cidade, um templo ou mesmo um trajeto.

Mas peregrinar não é apenas caminhar até um determinado lugar, é realizar essa missão por algo maior que o mova e o inspire a ser peregrino, é ter como objetivos encontrar sua essência e seus valores, buscar o sentido da existência e evoluir espiritualmente.

No lugar para o qual você se dirige pode ter ocorrido, do ponto de vista religioso e/ou histórico, uma manifestação sobrenatural, um milagre, a passagem de um ser superior ou um acontecimento importante de acordo com a sua crença.

Se você decidiu realizar essa experiência é importante avaliar se completará a jornada sozinho ou se fará parte de um grupo, e uma vez decidido isso, é hora de planejar o destino.

A escolha do local é muito importante pelo significado que ele representa para você, afinal, é de suma importância que ele funcione como motivador e fonte de fé.

No momento em que você entende o que é peregrinação, sabe que o foco do seu trajeto não é o turismo convencional, mas sim uma experiência de autoconhecimento e realização pessoal.

Então, que tal percorrer o Caminho da Prece, com seus cruzeiros sacros e locais imorredouros, que nos convidam a refletir?


Bom Caminho a todos!