A VIAGEM

As pessoas sempre culpam as circunstâncias. Mas eu não acredito nelas. Os que alcançam suas metas são aqueles que se levantam e buscam os desafios que desejam. Se não os encontram, eles os criam.” (George B. Shaw)

Altar-mor da igreja matriz de Paraisópolis/MG.

Em dezembro do ano recém-findo eu percorri o trecho final do Caminho da Fé, no trajeto situado entre as cidades de Paraisópolis e Aparecida, num total de 111 quilômetros, vencidos a pé, em 4 etapas, transitando por Luminosa, Campos do Jordão, Estrada das Pedrinhas, etc.

Durante o percurso surgiu a ideia de reprisar tal caminhada, utilizando outro ramal para tal intento: aquele que segue pelo lado oposto, atualmente desativado, no entanto, ideal para caminhantes menos afeitos a escalar montanhas, pois ele é praticamente todo plano.

Na verdade, em 2005, quando pela primeira vez estive no Caminho da Fé, o percurso após Paraisópolis seguia em direção às cidades de Santo Bento do Sapucaí, Sapucaí-Mirim, Santo Antônio do Pinhal, Estação Piracuama (Pindamonhangaba), etc..

Ocorre que em 2007 houve uma profunda mudança no traçado do Caminho, passando os peregrinos, a partir de então, a caminhar em direção a Luminosa, Campos de Jordão, etc..

Concentrei-me, dessa forma, a fim de resgatar em minha memória as belezas desse roteiro “Sentimental”, acrescendo, ainda, que, no trecho final da jornada, eu transitaria pela Estrada do Ribeirão Grande, recentemente, inserida no roteiro, e inédita para mim até esse momento.

Assim, isto decidido, tomei um ônibus da Viação Pássaro Marrom em São Paulo que, após 4 horas de viagem, me deixou na Estação Rodoviária da progressista cidade de Paraisópolis/MG.

A igreja matriz de Paraisópolis/MG.

Paraisópolis e chamada carinhosamente de Paraíso por seus habitantes.

Tem como base da economia um parque de indústrias automobilísticas.

Possui belas praças floridas, fontes luminosas, museus e diversos prédios antigos.

A praça de eventos garante muita diversão em festas e datas comemorativas, principalmente no carnaval.

A cidade, atualmente com 22 mil habitantes, possui clima de montanha e, por essa razão, é muito procurada nas férias e finais de semana por turistas vindos do Vale do Paraíba e da capital paulista.

Local de meu pernoite nesse dia. Recomendo!

Na cidade fiquei hospedado na Pousada da Praça, um local extremamente aconchegante, onde a hospitalidade de sua gerente, a Jandira, faz toda a diferença.

Bem acomodado, roupa trocada, fui almoçar no Restaurante Cantina Mineira, localizado na praça central da cidade, onde, por R$14,00, pude degustar, à vontade, um saudável alimento preparado nos moldes da típica cozinha mineira.

Local onde almocei nesse dia. Recomendo!

Depois de merecido descanso, saí para dar uma volta pelas imediações e, no retorno, pude visitar e orar na igreja matriz da cidade, cujo padroeiro é São José.

Mais tarde conversei com dois peregrinos que também pernoitariam na Pousada, mas seguiriam no dia seguinte pelo roteiro normal do Caminho da Fé, via serra de Cantagalo.

À noite, optei por ingerir frugal lanche no quarto onde estava hospedado.

Na sequência, utilizei o tempo para fazer anotações e estudar o roteiro do dia seguinte, o qual eu percorrera a, exatos, 13 anos.

Antes de dormir, como sempre faço, busquei amparo e proteção na oração e rezei a Nossa Senhora, assim:

Matando as saudades de minha amiga Jandira, a gerente da Pousada da Praça.

Prece a NOSSA SENHORA APARECIDA!

Ó senhora minha, ó minha mãe, eu me ofereço todo a vós;

e, em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.

E, guardai-me e defendei-me, como coisa e propriedade vossa.

Amem!

Com a Maria, massagista que presta serviços aos peregrinos na Pousada da Praça. Uma excelente profissional. Recomendo!

RESUMO DO DIA: Credencial do Caminho da Fé, adquirida na Pousada da Praça: R$20,00.

Pernoite: Pousada da Praça: Excelente! – Apartamento individual – Preço: R$70,00.

Almoço: Restaurante Cantina Mineira: Excelente! – Preço: R$14,00, pode-se comer à vontade no sistema self-service.