FINAL

FINAL

"Uma das coisas mais importantes e gratificantes de uma viagem são as pessoas com as quais convivemos durante o percurso, por mais superficiais e breves que sejam esses encontros. Às vezes, um simples comentário feito à toa por um residente local em uma cidade, pode mudar radicalmente os planos de uma viagem. Daí a importância de se estar aberto ao novo, porquanto uma atitude receptiva em relação ao outro, contabiliza muito mais ganhos do que uma posição neutra ou fechada." (P. Césare) 

ORAÇÃO DO PEREGRINO

Sacerdote: Dirigi nossos passos no caminho da paz e da prosperidade, Senhor onipotente e misericordioso. 

Todos: E o Anjo Rafael nos acompanhe, para regressarmos em paz e na alegria. 

Sacerdote: Bendito seja o Senhor cada dia. 

Todos: O Deus da nossa Salvação torne próspera a nossa viagem. 

Sacerdote: Senhor, mostrai-nos os vossos caminhos. 

Todos: E ensinai-nos as vossas veredas. 

Sacerdote: Sejam bem dirigidos nossos caminhos. 

Todos: Para que guardemos as vossas leis. 

Sacerdote: Os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos. 

Todos: E as elevações serão aplainadas. 

Sacerdote: Deus ordenou aos seus anjos. 

Todos: Que nos guardem em todos os nossos caminhos. 

Sacerdote: O Senhor esteja convosco. 

Todos: Ele está no meio de nós. 

Caminho da Prece: Paisagens mágicas e inesquecíveis! Venha comprovar! Verdadeiras obras do Criador!

Oremos: 

Deus de misericórdia e bondade, guiastes vosso servo Abraão, fora da cidade de Ur na Caldeia, e os tomastes a vosso cuidado em todas as suas jornadas; fizestes também os israelitas passarem a pé enxuto o Mar Vermelho, e guiastes os Magos com a luz de uma estrela; nós vos pedimos que nos guardeis assim também, na companhia de vosso Anjo. Sede a nossa proteção à partida, alento na viagem, refrigério no calor, manto contra a chuva e o frio, conforto na fadiga, defesa na adversidade, bordão nos caminhos perigosos, porto no naufrágio; para que, pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, façamos uma santa e alegre peregrinação e alcancemos um dia o porto da salvação eterna. 

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Amém! 

(Fonte: http://www.taborturismo.com.br/

Caminho da Prece: Paisagens mágicas e inesquecíveis! Venha comprovar! Verdadeiras obras do Criador!

EPÍLOGO

"Há pessoas que passaram pela minha vida e deixaram intensa Luz. Algumas delas sequer soube seus nomes... Me ofereceram um olhar bondoso, um sorriso amigo e uma palavra de coragem. Ainda que não mais se lembrem de mim, estarão para sempre guardadas em meu coração e em meus melhores pensamentos. Pois, minha gratidão jamais as deixará partir." (Web) 

O caminhar ou andar é uma experiência primordial que permite ao ser humano sair e libertar-se de algumas realidades e alcançar outras metas e áreas, especialmente no campo espiritual.

A itinerância, diferentemente das migrações esporádicas ou do turismo, é a forma de vida dos povos nômades.

Assim, vê-se que aconteceu com Abraão e Moisés, e também ao longo do cristianismo, uma caminhada vivenciada nas solitárias trilhas dos desertos em busca de iluminação; nas romarias e procissões; na época das Cruzadas, viagens perigosas em busca de aventuras, pilhagens e glórias mundanas, tudo sob a justificativa de resgatar as terras santas cristãs das mãos dos hereges maometanos.

Hoje esse caminho é simbolizado nas trilhas sagradas de Santiago de Compostela, para Roma, Montserrat (na Catalunha), ou para algum das centenas de lugares monásticos sagrados que sobreviveram ao passar dos séculos das civilizações e dos desastres naturais. 

Caminho da Prece: Meu quarto Diploma, que guardarei com muito orgulho e carinho, pelas bençãos alcançadas durante minha peregrinação!

No Brasil existem inúmeros caminhos sagrados, porém, independentemente do roteiro, o que realmente importa, é o coração do peregrino.

Nesse sentido, o Caminho da Prece surgiu como uma alternativa peculiar para os caminhantes, por se tratar de um percurso de diminuta dimensão, possível de ser vencido em, apenas, duas jornadas, por peregrinos destemidos e pertinazes.

E os depoimentos daqueles que já percorreram essa roteiro abençoado, são testemunhas de que o trajeto é realmente belíssimo, repleto de paisagens indescritíveis e espetaculares.

Você duvida? Então, venha testemunhar “in-loco” tudo o que afirmo e demonstro por fotos e gestos de amizade que recebi ao longo dessa trilha sagrada.

Porquanto, antevendo datas, tenho a certeza de que, em 2017, retornarei inúmeras vezes a esse fantástico Caminho.

Bom Caminho a todos! 

dezembro/2016