MINHA VIAGEM

INFORMAÇÕES SOBRE O RAMAL FRANCA

Após alguns anos de negociações e de implantação lançamos o ramal de Franca.

Ele é constituído por 9 municípios que se dividem entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais; o trajeto liga a cidade de Franca ao Caminho da Fé.

Emissora de muitos adeptos às peregrinações, Franca torna-se ponto de partida de um dos maiores ramais do Caminho da Fé, um percurso com 626 quilômetros de extensão.

Passando por cidades pequenas, que caracterizam a vida no interior, principalmente, a vida mineira, o ramal surpreende pela hospitalidade e pelo significado de fazer parte do Caminho da Fé. 

 "Marco Zero" do Caminho da Fé, em Franca/SP.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

– Grau médio de dificuldade;

– Ramal novo;

– Trecho com presença de poucos aclives e declives no início da trilha;

– No município de Caconde, após alguns quilômetros, alcança-se a altimetria de 1.340 m, saindo do marco de 900 m na cidade;

– Paisagem heterogênea, entre serras e áreas produtivas;

– Vias com terra batida;

– Variação de trechos sombreados;

Fonte: ww.caminhodafe.com.br

MINHA VIAGEM

Todo mundo precisa viajar, nem que seja uma vez na vida, e colher todos os frutos que a troca de ambiente proporciona, além das aventuras, ensinamentos bárbaros e histórias.” 

Diante do "Marco Zero" do Caminho da Fé, em Franca/SP.

No dia 29/09/2019 o ramal Franca/SP, foi solenemente incorporado ao roteiro do Caminho da Fé, unindo ao tramo principal no município de Tapiratiba/SP.

Entusiasmado em conhecer mais esse novel itinerário, deixei minha residência e tomei um ônibus da Viação Cometa que, depois de 6 horas de viagem e algumas paradas intermediárias, me deixou na cidade de Franca/SP, ponto inicial de minha caminhada.

Então, segui até a vila Aparecida para visitar e fotografar a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Capelinha), fundada em 1910, uma referência de religiosidade em Franca e que atualmente se encontra em reformas.

Toda construída em estilo gótico, a igreja possui três naves com dois amplos braços no cruzeiro, o que, pelas magnitude e beleza, a tornou concorridíssima para cerimônias de casamento.

Foi lá também que adquiri a Credencial de Peregrino do Caminho da Fé, pela qual paguei R$30,00.

Pude, ainda, conhecer o “Portal do Peregrino” (“Marco Zero”), localizado na praça da Capelinha, ponto de partida do Ramal que ali se inicia. 

Mais tarde, sem maiores atropelos, me dirigi ao Tower Franca Hotel, onde havia feito reserva.

Ali, por R$95,00, pude dispor de um apartamento individual, de excelente qualidade, pleno de muito conforto e limpeza.

Findos os procedimentos de praxe, guardei minha mochila no quarto, depois, saí para almoçar e, para tanto, utilizei os serviços do restaurante Tempero & Brasa, localizado próximo do local de pernoite.

Posteriormente, segui até o centro da cidade, onde pude visitar e fotografar o interior da bela igreja matriz da cidade, cuja padroeira é a Imaculada Conceição.

Mas, logo retornei ao hotel, pois principiou a chover e prosseguiu por toda a tarde.

À noite, optei por fazer um frugal lanche num bar próximo e logo fui dormir, pois a jornada inaugural prometia ser bastante movimentada.

E como de praxe em todas as minhas peregrinações, antes de me deitar aproveitei para pedir proteção a Mãe Maior, consagrando-me a Nossa Senhora de Aparecida: 

Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem milagrosa de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre o Brasil, eu, embora, indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas desejando participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos a língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos servos. Acolhei-nos debaixo da vossa proteção.

Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!” 

A Catedral de Franca/SP

Franca tem suas origens como pouso dos bandeirantes que desbravavam o interior do Brasil a partir de São Paulo rumo a Goiás e desde seus primórdios, a cidade está profundamente ligada à religiosidade de seu povo.

Capital do diamante, do basquete e do sapato, Franca é polo regional, a Capital da Alta Mogiana e, ainda, reconhecida mundialmente pela qualidade de seu café.

A extração de diamante é outra característica da cidade que, porém, tem seu nome intimamente atrelado ao basquete e ao calçado masculino.

Atualmente, com 350 mil habitantes, Franca é destaque nacional em qualidade de vida, com alto índice de desenvolvimento.

A diversificação da economia francana transformou o município em polo regional de comércio, serviços e turismo, junto de seus pujantes parques industrial calçadista e universitário.

A cidade possui centenas de praças, parques, ginásio poliesportivo, orquidário, campo de polo, teatros, museus, arquivo histórico, cinemas, clubes de recreação, ciclovias, manifestações culturais diversas, além de monumentos históricos.

Conta com dois importantes centros de compras, lazer e entretenimento – Franca Shopping Center e Shopping do Calçado -, além do Mercadão Francano, inúmeros bares, restaurantes, cafeterias e ampla rede hoteleira.

Na religião, Franca recebe todos os meses de setembro mais de 100 mil fiéis do Brasil e do mundo, durante o Hallel – maior festival de música católica da América Latina.

Os templos da Igreja Católica são outros atrativos da cidade.

A Catedral Francopolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um marco arquitetônico no Centro de Franca e seu opulento interior.

Destaque ainda para a grandeza da Capelinha, sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e marco zero do Ramal de Franca, entre outras dezenas de igrejas e capelas.

Gentílico: Francano – Altitude: 1040 metros

Saiba mais sobre a cidade no site da Prefeitura de Franca: https://www.franca.sp.gov.br/turismo/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/conheca 

A primeira flecha desse novel Ramal, distante 626 quilômetros de Aparecida / SP.

RESUMO DO DIA:

Hotel Pernoite no Tower Franca: Apartamento individual excelente! Preço: R $ 95,00;

Almoço no Restaurante Tempero & Sabor: Ótimo! - Refeição por peso sem self-service: R $ 50,00 o quilo.

Credencial Peregrina adquirida na igreja de Nossa Senhora Aparecida: R $ 30,00;